terça-feira, 5 de junho de 2012

A Paralisia do Max Cavalera

 

É notícia:  metaleiro Max Cavalera foi surpreendido por uma condição chamada Paralisia de Bell. Ele foi diagnosticado na semana passada após retornar de uma viagem a Austrália. 


 


E nós com isso?

A Paralisia de Bell é uma anomalia  do nervo facial (um dos mais estudados e importantes na Odontologia), faz parte dos XII pares de nervos cranianos. É caracterizada pela fraqueza súbita ou pela paralisia dos músculos de um lado da face. O nervo facial é o nervo craniano que estimula os músculos faciais (músculos da mímica ou expressão facial) e dá sensação gustativa de dois terços da língua, além de levar fibras parassimpáticas para as glândulas sublingual e submandibular.  Embora a causa da paralisia de Bell não seja conhecida, ela pode incluir o edema do nervo facial como reação a uma infecção viral, a uma compressão ou a uma falta de fluxo sangüíneo.


A Paralisia de Bell aparece de forma repentina. O indivíduo pode apresentar dor atrás da orelha algumas horas antes de ocorrer a fraqueza muscular. O grau de fraqueza pode variar de modo imprevisível, de discreto a grave, mas sempre afeta apenas um lado da face. O lado paralisado torna- se sem rugas e inexpressivo, mas, freqüentemente, o indivíduo tem uma sensação de que sua face está torcida. A maioria dos indivíduos apresenta dormência ou uma sensação de peso no rosto, mas a sensibilidade na realidade permanece normal. Quando a parte afetada é a região superior da face, o indivíduo pode apresentar dificuldade para fechar o olho do lado afetado. Raramente, a paralisia de Bell interfere na produção de saliva, no paladar ou na produção de lágrimas.

A musculatura de metade do rosto é comprometida, desalinhando a boca, impedindo o fechamento de um dos olhos e deixando a testa parcialmente dormente. 

 

De acordo com Max: "É uma doença bem estranha. Meu olho direito não pisca e metade da minha cara dói como se tivesse sido socada pelo Mike Tyson!"

paralisia de Bell sempre afeta apenas um lado da face. A fraqueza é repentina e pode envolver tanto a parte superior quanto a parte inferior do lado afetado. Embora um acidente vascular cerebral também possa causar uma fraqueza facial súbita, ele afeta somente a parte inferior do rosto. Além disso, um acidente vascular cerebral (derrame) acarreta fraqueza do membro superior e do membro inferior. Outras causas de paralisia do nervo facial são raras e, normalmente, manifestam-se lentamente. Elas incluem os tumores cerebrais ou outros tumores que comprimem o nervo; a destruição do nervo facial por uma infecção viral como o herpes (síndrome de Ramsay Hunt); as infecções do ouvido médio ou dos seios mastóides; a doença de Lyme; as fraturas da base do crânio; e diversos outros distúrbios ainda mais raros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário