A banda explorava nas letras a ideia do Homem Versus Máquina, tema esse que foi tratado do álbum Soul of a New Machine ao Digimortal. A banda começou fazendo um som mais death metal/grindcore, mas depois mudou para um som mais moderno, som esse que influenciou o new metal/groove metal. A banda já vendeu mais de 1 milhão de álbuns somente nos Estados Unidos.
História
O Fear Factory foi formado sob o nome Ulceration em Los Angeles, Califórnia no ano de 1989 pelo guitarrista da banda, Dino Cazares e pelo baterista Raymond Herrera. O nome Ulceration foi escolhido pelos integrantes da banda por acharem que esse nome soava bem na época.
Em 1990, trocam o nome da banda para Fear Factory. Caracterizado por uma mistura de riffs de thrash metal (hoje em dia, soando mais Nu metal), vocais guturais que transformam-se em melódicos, batidas pulsantes marcadas pelo bumbo duplo e baixos pesados, a banda chamou a atenção da cena death/industrial estadunidense com o lançamento do debut da banda, Soul of a New Machine, em 1992. O álbum não foi um sucesso na mídia, embora a banda conseguisse embarcar em uma extensa turnê passando por toda a América ao lado de bandas como Biohazard, Sepultura e Sick of It All e na parte européia com a lenda grindcore, Brutal Truth. É importante ressaltar que apenas esse álbum tem um estilo mais death metal/grindcore, pois nos álbuns seguintes a banda muda seu estilo, evoluindo gradualmente de álbum para álbum.
No ano seguinte, eles contratam Rhys Fulber do Front Line Assembly para remixar algumas músicas para o EP Fear Is The Mindkiller, lançado em 1993. Em 1994, o baixista Andrew Shives é forçado a deixar a banda. No mesmo ano, o baixista Christian Olde Wolbers conhece a banda enquanto passava suas férias em Los Angeles e concorda em acompanhar a banda na gravação do seu próximo álbum.
Demanufacture foi lançado em 1995, tornando-se um álbum de sucesso. A banda recebeu o aclame da midia especializada internacional e com isso desperta a atenção de novos fãs pelo mundo todo. A banda passa os próximos anos fazendo turnês com bandas como Black Sabbath, Megadeth e Iron Maiden.
Eles também participam do Ozzfest anos de 96 e 97 subsequentemente, participando também de outros festivais. Em 1997, a banda lança um álbum com remixes do disco Demanufacture, com participações dos DJ's DJ Dano e Junkie XL (agora apenas JXL) chamado Remanufacture. Um ano depois, a banda cancela uma apresentação no festival holandês Dynamo Open Air para terminar as gravações do seu novo álbum.
Após o lançamento de Obsolete em 1998, a banda cai na estrada com o Slayer e então na sequência, começa outra turnê com o Rammstein. Ainda no mesmo ano, a banda torna-se a banda principal no segundo palco do Ozzfest, substituindo de última hora o Judas Priest. O Obsolete vende mais de 500,000 cópias nos EUA, e a banda ganha um disco de ouro por ele.[ Esse disco é depois leiloado para ajudar Chuck Schuldiner (líder do Death) na sua batalha contra o câncer [1]. Em 2001, é lançado o álbum Digimortal que conta com a participação de membros do Cypress Hill e após uma sequência de shows e festivais, a banda faz uma pausa em suas atividades.
Seguido por diferenças pessoais entre os membros, a banda acaba em 2002. Mas no mesmo ano a banda retorna as atividades, sem o guitarrista orginal da banda, Dino Cazares que sai da banda para se dedicar aos seus outros projetos, como o Brujeria e o Asesino. O baixista Christian Olde Wolbers assume a guitarra e contratam o baixista Byron Stroud, membro do Strapping Young Lad. Em 2004, a banda faz seu primeiro show de retorno como banda supresa do festival Australiano/Neozelandês, Big Day Out, seguido pelos seus primeiros shows em solo americano depois da volta, contendo as bandas Slipknot e Chimaira.
Em 2004 com a nova formação, é lançado o álbum Archetype e a estréia da banda pela nova gravadora, Liquid 8 Records localizada em Minnesota. Em 2005 sai o álbum Transgression que traz uma banda mais melódica e trabalhada. Em 2006, o guitarrista Wolbers junta-se ao Korn para substituir o guitarrista Rob Patterson (ex-Otep). No entanto, não se sabe se ele permanecerá na banda. Segundo algumas notícias que rondam na internet, Christian não continuará na banda, devido à falta de tempo para ensaiar.
Em 2009 uma nova versão do FEAR FACTORY foi apresentada oficialmente, contando com os membros originais Dino Cazares (guitarra) e Burton C. Bell (vocais), junto ao baixista Byron Stroud (que tocou nos dois últimos álbuns da banda, além de tours e gravações) e o lendário baterista Gene Hoglan.
Em 2010 é lançado seu 8º álbum de estúdio chamado Mechanize.
Foi anunciado mas um novo álbum para 2012, que se chama "The Industrialist".
Integrantes
Atuais
- Burton C. Bell - vocal (1989 - presente)
- Dino Cazares - Guitarra (1989-2002), guitarra (2009- presente)
- Byron Stroud - baixo (2004- presente)
- Gene Hoglan - bateria(2009 - presente)
Ex-integrantes
- John Bechdel - teclado (gravou e tocou na turnê do Digimortal)
- Christian Olde Wolbers - guitarra (2002-2008) e baixo (1994-2002)
- Reynor Diego - samples/teclado (1991-1995) - (gravou e tocou na turnê do Demanufacture)
- Andrew Shives - baixo (1991-1994)
- Dave Gibney - baixo (1990-1991)
- Andy Romero - baixo (no álbum Concrete e visto no DVD Digital Connectivity)
- Raymond Herrera - bateria (1989-2008)
Discografia
Álbuns de estúdio
- Concrete (1991), depois relançado em (2002)
- Soul of a New Machine (1992)
- Demanufacture (1995)
- Obsolete (1998)
- Digimortal (2001)
- Archetype (2004)
- Transgression (2005)
- Mechanize (2010)
- The Industrialist (2012)
EP
Remixagens
Coletâneas
DVD
- Digital Connectivity (2002)
Nenhum comentário:
Postar um comentário