terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hackers do Anonymous derrubam sites em 'Operação Megaupload'


A página do FBI, polícia federal norte-americana responsável pelo fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload foi um dos que foi "derrubado" pelos hackers ligados ao grupo Anonymous
No início da noite desta quinta-feira, o grupo hacker Anonymous anunciou pelo Twitter, após o fechamento do site Megaupload, que os Estados Unidos deveriam "esperá-los". Nas horas subsequentes, os hackers divulgaram em seu perfil @anonps diversos de seus feitos, conhecidos por "Tango Down". Até o fim desta quinta-feira, o Anonymous retirou do ar os sites da Universal Music, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Motion Picture Association of America (MPAA), do FBI, da associação de chefes de Polícia do estado de Utah e até o site de registro de copyrights. "Pegue uma pipoca... Será uma longa noite divertida", publicou o grupo em sua conta.
Chamada de "Operação Represália" pelos hackers, também identificada por #OpMegaupload no Twitter, o ataque seria o maior já realizado pelo Anonymous, com mais de 5 mil pessoas - 5.365 por volta das 21h30 - usando o programa que executa os ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), conhecido por LOIC. Até a meia-noite, estavam fora do ar os sites http://www.justice.gov/, http://riaa.org/, http://www.fbi.gov/ e universalmusic.com, entre outros que caíram, mas que voltaram a funcionar.

O fechamento da página de downloads aconteceu nesta quinta-feira pelo FBI (polícia federal americana), após uma investigação de dois anos que resultou na prisão de quatro pessoas na Nova Zelândia pelo suposto crime de pirataria virtual. O grupo foi acusado de se envolver em um esquema que tirou das mãos de detentores de direitos autorais em torno de US$ 500 milhões e gerou mais de US$ 175 milhões em rendimentos criminosos, de acordo com a acusação revelada nesta quinta-feira. De acordo com o Anonymous, em seu perfil, a polícia norte-americana teria ainda "roubado" os arquivos do Megaupload.
O FBI afirmou que a operação encerrada nesta quinta não tem conexão com o projeto de lei antipirataria promovido pelo Congresso dos Estados Unidos e que provocou o "blecaute" na quarta-feira de várias páginas em sinal de protesto.
Com informações da EFE.
Ataques movimentam o Twitter
Os sucessivos ataques do Anonymous aos sites relacionados ao fechamento do Megaupload movimentou o Twitter na noite desta quinta-feira. Internautas de todo o mundo, do Brasil inclusive, manifestaram seu apoio ao grupo com vários termos. Muitos deles, como #Anonymous e Megaupload foram parar nos Trending Topics do País, ranking de assuntos mais comentados no momento.

Acompanhe em tempo real a repercussão do ataque:
#Anonymous



Nenhum comentário:

Postar um comentário