sexta-feira, 13 de abril de 2012

ONDE FOI PARAR O BOM E VELHO ROCK AND ROLL?





            Tenho saudades da época em que restart era apenas um botão de videogame e não um nome de banda de rock. A atual conjuntura do rock nacional passa por uma crise de valores, pois não vemos mais estampados nas letras de rock o espirito de rebeldia que víamos nos anos 80,60 e70 e até mesmo no inicio dos anos 90. é claro que os tempos são outros, as atitudes os costumes e a conjuntura política é outra. Vivemos em outra época.
          Porém, o que eu consigo perceber é que o rock atual, se é que podemos chamar isso de Rock, não respeita as origens e ideais pregados no surgimento deste estilo musical que tanto nos alegra e que nos faz sentir emoções que nenhum outro estilo proporciona.
                     Todo bom roqueiro sabe que o auge do rock nacional aconteceu durante a década de 80, com o surgimento de bandas como legião urbana, Paralamas do sucesso, titãs, kid abelha, banda blitz, engenheiros do Havaí etc. esta foi a época de ouro do rock nacional e estrangeiro. Na esfera mundial tínhamos o chamado rock de arena, com bandas como Kiss Queen AC dC deep purple, etc. Nos anos 70 tivemos o incrível aparecimento do punk no reino unido, uma verdadeira pancada na cabeça dos estadistas europeus com o lançamento do álbum anarquia no reino unido, dos sex pistols.
          Por isso me pergunto: onde foi parar o nosso bom e velho rock and roll? Raul seixas, lá nos anos 80, em uma de suas entrevistas declarou em uma frase apocalíptica para o mundo do rock que o verdadeiro rock and roll morreu nos anos 70, será que nós estamos presenciando a época da morte do nosso rock? O advento do chamado happy rock, ou rock feliz, rock colorido, com suas roupas coloridas, visual adolescente, juntamente com a tribo dos emos, causa calafrios na espinha, no estomago, na cabeça de qualquer rockeiro de verdade. Milhares de adolescentes correm desesperadamente às lojas de cd´s para comprar o último lançamento dessas bandinhas de adolescentes filhinhos de papai que nas suas letras não expressam nenhuma contestação social. Mas, meus amigos roqueiros não percam as nossas esperanças, pois como dizia Renato russo: e nossa história não estará pelo avesso assim sem final feliz, e até lá vamos viver temos muito ainda o que fazer, não olhe pra trás apenas começamos, o mundo começa agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário